NUMSEIKITEM NA COISA (dia 4, 5, 11 e 12 de fevereiro)


Em fevereiro tem Numseikitem no Espaço A Coisa

Em fevereiro, o Espaço A Coisa recebe uma programação especial, direto da capital Paranaense. O evento Numseikitem na Coisa apresenta músicos e espetáculos que vem efervescendo o frio de Curitiba e que vem aquecer ainda mais o calor de Ribeirão. As apresentações ocorrem nos dias 4, 5, 11 e 12 de fevereiro. Aos sábados, o evento começa a 22h e não tem hora para terminar. Aos domingos, o evento começa às 17h e segue até às 22h, lembrando que agora o Espaço A Coisa exibe os principais jogos de futebol que acontece aos domingos. O ingresso custa R$ 10 para cada dia de atividade.

Em todos os dias de programação haverá apresentação da AutoPeça Desvio. Em Desvio, o público é escolhido na rua. Não há uma pré-seleção de plateia. As pessoas são abordadas aleatoriamente, sendo convidadas para ingressar no carro Desvio, que comporta três pessoas por apresentação. A ação interage com a cidade, expandindo a noção de espectador, que é pego de surpresa para ser desviado de seu trajeto. A criação da AutoPeça é de Lucas Arantes e Murilo Cesca.

Sábado (4 de fevereiro, às 22h)

No sábado, dia 4 de fevereiro, o Espaço A Coisa apresenta o grupo Jazz Cigano Quinteto e DJ Shareid, a partir das 22h. O grupo de jazz tem a sua base em uma formação de jazz manouche francês surgido em 1930. O grupo se reuniu em torno do violonista Eduardo Mercuri e do baterista Mateus Azevedo, que se interessaram em explorar as possibilidades do estilo e começaram a ensaiar no final de 2008 na Faculdade de Artes do Paraná (FAP). O contrabaixista Fred Predrosa, que já tocava com os dois músicos em outro projeto da mesma faculdade, foi convidado a participar do grupo. Em seguida, Vinícius Araújo, outro violonista que já estudava o estilo, uniu-se ao grupo que chegou a se apresentar sob o nome de Jazz Cigano Quarteto. Em outubro de 2009, à convite de Fred, o violinista John Theo completa o então conhecido Jazz Cigano Quinteto. Com um repertório que contém temas consagrados por Django Reinhardt, releituras de choros brasileiros, Beatles, standards de Jazz e composições próprias, o Jazz Cigano Quinteto se tornou destaque no cenário instrumental e um dos grandes representantes do estilo no Brasil. O grupo lançou em setembro de 2011 o seu primeiro CD e, após a viagem de um dos seus integrantes para fora do Brasil, conta com o violonista Lucas Miranda na nova formação.

O DJ Shareid se apresenta desde 2007 participando de produções do coletivo TUTU e de eventos alternativos. Leva a diversidade sonora como princípio explorando música brasileira, soul, funk, e muita influência dos ritmos latinos. Fez apresentações no Sesc com projeções mapeadas dos projetos “Remix Usina” e “Interioranos”. Abriu shows do DJ Hum , Simoninha e Max de Castro.

Domingo (5 de fevereiro, às 17h)

No domingo, dia 5 de fevereiro, a partir das 17h, é o dia da Farofa de Numseikitem, com muita música para você animar o seu domingo com um lindo por do sol na sacada do Espaço A Coisa. A Numseikitem é uma companhia mambembe de criação cênica. Sua pesquisa e produção artística visa o diálogo e a interação estética entre diferentes linguagens, regiões e contextos culturais. Suas ações são concebidas e voltadas a promoção de experiências criativas, geradas a partir do encontro entre as manifestações tradicionais brasileiras e os estudos, métodos de criação, e produção autoral contemporânea.

Sábado (11 de fevereiro, às 22h)

No segundo sábado de fevereiro, dia 11, a partir das 22h, você vai se surpreender com grupo Sincopé. Criada no início de 2006, da união de cinco jovens estudantes de música pela amizade e pela vontade de fazer surgir uma sonoridade a partir de diversos estilos, Sincopé deita e rola nos ritmos brasileiros com versatilidade e criatividade. A criação de temas originais sempre foi o foco principal do grupo. As marcas fundamentais das apresentações de Sincopé são a espontaneidade e contato com o público, incitando o espectador à participação, com o objetivo de fazer chegar melhor a informação contida nas músicas. As letras, ora irreverentes, ora introspectivas, remetem a um olhar esperançoso sobre a vida cotidiana urbana e trazem uma nova forma de poetizar as dificuldades da convivência em sociedade. A utilização de instrumentos inusitados como molinete de pesca, copos plásticos e bomba de bicicleta, tornam o espetáculo único.

Domingo (12 de fevereiro, às 17h)

Para finalizar as atividades dos paranaenses em Ribeirão Preto, será apresentado no domingo, dia 12 de fevereiro, a partir das 17h, o espetáculo musical Pré-Bodas, que é a primeira mostra publica do processo de criação do espetáculo Bodas de Arame e Fita Crepe. Um ensaio livre que une canções a formas de tocar a fragilidade e o improvisos das relações humanas.


Serviço

Numseikitem no Espaço A Coisa
(Curitiba-PR -> Ribeirão Preto-SP)
Sábado, 4 de fevereiro, às 22h - Jazz Cigano Quinteto e DJ Shareid.
Domingo, 5 de fevereiro, às 17h - Farofa de Numseikitem
Sábado, 11 de fevereiro, às 22h - Sincopé e DJ Shareid.
Domingo, 12 de fevereiro, às 17h - Pré-Bodas
Aviso: Haverá a AutoPeça Desvio todos os dias.
Entrada: R$ 10 por evento.

Link do vídeo DESVIO: http://vimeo.com/35562436
Site da Numseikitem: www.numseikitem.com.br