A.BISMO (sábado, 28 de janeiro às 00h)


A história de "A.B.ISMO", texto de Lucas Arantes, autor de ˜Suspensão" (2009) e "Ar Vazio" (2010), é sobre um homem que procura um lugar para morar no Centro da cidade e o encontro dele com o proprietário de um apartamento, que pretende alugar o local para poder viver de aluguel numa cidade do interior do país. A montagem é encenada pela CIA DO ESTÔMAGO BRASILEIRA DE TEATRO, que mantêm os seus trabalhos entre Ribeirão Preto e São Paulo.

“A” é interpretado por Giba Freitas e “B” por André Mendes. Os dois atores são integrantes da SP Escola de Teatro, uma escola que está revolucionando a forma de se pensar teatro no Brasil. Ambos os atores fazem parte do inédito curso de Humor da escola, que também possui curso de Direção, Atuação, Técnicas de Palco, Cenografia e Figurino, Iluminação, entre outras artes do gênero.

Nesse novo trabalho, os dois atores, integrantes da mesma companhia, resolvem unir forças na capital e montar um trabalho com o auxilio dos alunos e professores das outras turmas da SP Escola de Teatro, que culmina na montagem deste espetáculo, decorrente do diário processo de pesquisa estimulado pela escola. O texto foi criado a pedido dos atores, que resolveram convidar um dramaturgo de fora da escola para encaminhar o processo dramatúrgico.

As cenas são escritas em partes, em decorrência da própria criação dos atores em contato com fragmentos do texto criado pelo autor, que modifica as cenas para criar um mosaico de relações: Quem é A e B um para o outro? São amigos? Irmãos? Parentes? Amantes?

A medida em que a história avança, as perguntas aumentam e a relação entre os dois personagens fica cada vez mais intrincada. Durante a história de A e B, uma pergunta atormenta a relação dos dois – pular ou não pular no abismo, do topo do prédio, no símbolo de um prédio que a própria encenação sugere. A história de A e B é também, em certa medida, a história de um edifício, que sempre em seu topo cria um enorme abismo até o chão.

As cenas desenvolvidas revelam o encontro ou reencontro de dois homens. Dentro desses personagens podemos observar muitas vidas, muitos momentos aproximam-nos de pessoas que fazem parte nosso cotidiano.

FICHA TÉCNICA:
Elenco: André Mendes e Giba Freitas
Dramaturgia: Lucas Arantes
Sonoplastia e operação de som: Sabrina Novaes
Voz em OFF: Juliana Spadot
Operadora de Luz: Anne Pelucci
Iluminação: Giba Freitas
Assessoria de Iluminação: Valéria Lovato
Assessoria de Cenário e Figurino: Angélica Andrade
Colaboradores: Bruno Sperança, Daniela Biancardi,Diego Gonçalves, Josy Souza, Julia Mendes, Vânia Almeida, Paloma Neves, Fernanda Pacheco e Flávio Racy.

Quando: 21 e 28/01 às 00h
Onde: Espaço “A COISA” (Rua Amador Bueno, 1300)
Quanto: R$20,00 (inteira) e R$10,00 (meia)
Informações: (16) 9725-7648 e (11) 7966-9711