Jazz Espinho de Limoeiro (sábado, dia 7 de agosto)

A partir das 21h
Portaria: R$5,00




O GRUPO




Quarteto de Música Instrumental Brasileira, criado em 2006, por músicos formados pelo conceituado curso de MPB/Jazz do Conservatório Dramático Musical Dr. Carlos de Campos de Tatuí-SP. Seus integrantes tiveram como professores: Hector Costita; André Marques (Hermeto Pascoal e Grupo, Trio Curupira); Vintena Brasileira; Paulo Braga (Trio Bonsai, Arrigo Barnabé, Mônica Salmaso); Cleber Almeida (Trio Curupira, Grupo Mantiqueira); Fábio Gouvêa (Trio Curupira, Arrigo Barnabé); Fabio Leal (Mente Clara, Arismar do Espírito Santo, Teco Cardoso); Beto Correa (Toninho Horta, Djavan, Pena Branca), entre outros.

Influenciados pelo contato constante com músicos conceituados de diversas regiões do Brasil e pelo ambiente de grande atividade musical proporcionando pelo Conservatório de Tatuí, o Espinho de Limoeiro surgiu com o objetivo de desenvolver, em suas composições, as diversas manifestações tradicionais da cultura musical brasileira, explorando suas inúmeras possibilidades de uso na Música Instrumental moderna. Ritmos de diversas regiões do país, como o Baião, o Choro, o Samba, o Maracatu e o Frevo, são incorporados à instrumentação, interpretação e, também, ao processo de criação do grupo, o que lhes confere um novo sentido musical. Desde sua formação, o grupo realizou diversas apresentações em locais como SESC Campinas, Teatro da Sociedade Médica de Maringá-PR, auditório da UNICENTRO em Guarapuava-PR, Teatro Municipal de União da Vitória-PR, e, atualmente, desenvolve seus trabalhos na cidade de Campinas-SP.



Para ouvir as músicas do Espinho de Limoeiro, acesse:

http://www.myspace.com/espinhodelimoeiro


INTEGRANTES



Gabriel Sebrian: Guitarrista e compositor.

Natural de Ribeirão Preto-SP teve seu primeiro contato com o instrumento aos dezesseis anos quando iniciou seus estudos formais em guitarra e teoria musical. De 1998 a 2001, apresentou- se em bares e casas noturnas de sua cidade, tocando em bandas de MPB, Rock e Blues. Em 2002, ingressou no Conservatório de Tatuí, onde estudou com músicos como Hector Costita (Improvisação), Fábio Gouvêa (Guitarra), Fábio Leal (Guitarra, Improvisação e Prática de grupo), Paulo Hildebrand (Guitarra) e Cleber Almeida (Percussão complementar e Ritmos brasileiros). Em 2008, concluiu o curso de Guitarra MPB e Jazz. Durante o período em que esteve em Tatuí, o guitarrista atuou ao lado de músicos de diversas regiões do Brasil e da América Latina, adquirindo com isso uma vivência musical intensa. Em 2006, começou a atuar como guitarrista e compositor do grupo de Música Instrumental Brasileira, Espinho de Limoeiro, com o qual toca até hoje. Além disso, participou do quarteto de MPB do cantor, violonista e compositor Guilherme Silveiras, também formando pelo Conservatório de Tatuí.



Ramón Del Pino: Contrabaixista e compositor.

Nascido em Araçatuba (SP), iniciou seus estudos musicais aos quinze anos de idade. Concluiu o curso de Contrabaixo elétrico MPB e Jazz do Conservatório de Tatuí no ano de 2008. Neste curso, estudou com músicos como Sérgio Frigério e Fábio Gouveia (Contrabaixo), Cléber Almeida (Percussão e ritmos brasileiros) e Fábio Leal (Prática de grupo). Entre suas atuações de maior destaque, estão a montagem do musical Ópera do Malandro (de Chico Buarque), apresentada no Teatro Procópio Ferreira, do Conservatório de Tatuí, e a première mundial de Suíte pro Federal (composta e regida por Itiberê Zwarg), realizada no mesmo teatro citado. Atualmente, é graduando no curso de Licenciatura em Música da UNICAMP e dedica-se à pesquisa em Música Instrumental Brasileira no grupo Espinho de Limoeiro.



Fernando Helom: Pianista

Pianista de Campinas-SP, aos nove anos de idade iniciou seus estudos de piano erudito no Conservatório Santa Cecília em Campinas (SP). A partir dos dezoito anos, direcionou seus estudos para a Música Popular, tendo como professores os músicos Arno Roberto von Buettner e Marcelo Onofre. Em 2006, ingressou no curso de Piano MPB e Jazz do Conservatório de Tatuí-SP, onde estudou com Claudio Borici “Federal” (Piano), Beto Correa (Piano), André Marques (Piano e Ritmos Brasileiros) e Fabio Leal (Prática de grupo). Atualmente, dedica-se à pesquisa em Música Popular Brasileira, atuando como pianista dos grupos Espinho de Limoeiro e Trio Pisadeira, além de se apresentar em casas noturnas de Campinas e região com seu trabalho de piano solo e também ao lado de cantoras e outros instrumentistas.



Kiko Sebrian: Baterista

Músico, natural de Ribeirão Preto-SP, iniciou seus estudos formais no instrumento em 1999. No ano de 2004, ingressou no Conservatório de Tatuí. Em 2007, concluiu o curso de bateria MPB e Jazz do Conservatório de Tatuí. Estudou com Cleber Almeida (Bateria e Ritmos brasileiros), Fábio Leal (Prática de Grupo), Paulo Braga (Prática de Grupo), Betinho Sodré (Percussão), Alexandre Bauab (Prática de Grupos de Choro), Mário Campos (Prática de Grupo), entre outros. Atualmente, participa dos grupos de Música Instrumental Espinho de Limoeiro, Trio Pisadeira, Ala, além de se apresentar com cantoras e grupos de choro de Campinas e região. É graduando em Música Popular pela UNICAMP.