Sim, os rumores são verdadeiros, A Coisa tá aberta.
É incrível, mas vocês conseguiram, sim vocês.
Hoje fomos informados de que o Espaço "A Coisa" poderia retomar as suas atividades. Tudo isso graças à mobilização de centenas, quem sabe até milhares de pessoas que via facebook, twitter, e internet em geral se manifestaram em prol da cultura ribeirão-pretana. Pessoas do nosso tempo, que demonstraram na prática um fenômeno que surgiu de repente e que está mudando o rumo das coisas (sem trocadilhos infames, por favor).
Esse fenômeno é a descentralização dos meios de comunicação.
Quando os agentes da fiscalização adentraram o Espaço "A Coisa" na última sexta-feira não poderiam imaginar que os tempos são outros e que a informação encontra-se nas mãos de todos. Provavelmente antes desses nobres servidores públicos terminarem seu turno de trabalho, já naquela noite os primeiros posts davam conta do ocorrido e a notícia se alastrou como fogo em pólvora.
A grande verdade é que a reabertura da Coisa não significa nada comparado ao que vocês fizeram. Muito mais importante do que a volta do Espaço, foi a demonstração de uma galera que vive em um município que pode muito mais. E que tem muita gente que pode fazer com que esse município seja muito mais.
Ribeirão Preto mudou. Agora mesmo está acontecendo um vernissage e ontem rolou outra. Existem dezenas de grupos de teatro produzindo arte cênica nessa cidade e correndo atrás de maneiras para viabilizar seu trabalho. A cidade tem curadores reconhecidos por prêmios nacionais, dramaturgos, escritores, cineastas, animadores, músicos, um núcleo de cultura negra, a escola de samba mais antiga do Brasil. Tem um movimento pró-arena e uma galera se reunindo duas vezes por mês pra discutir a viabilidade da cultura em Ribeirão. Tem o pessoal das antigas fazendo artes plásticas, cinema, aulas de teatro, uma galera que esperou por anos pra ver essa cidade pegando fogo. E tem a nova geração que tá rasgando seus caminhos, fazendo arte nos muros e intervindo com a cidade e com as novas mídias. Tem um verdadeiro movimento Terra Roxa pairando no ar, basta abrir os olhos e ouvidos! Respirar fundo, um novo momento se avizinha e nós temos sorte de fazer parte de tudo isso.
Vocês demonstraram que o espaço "A Coisa" conseguiu despertar nas pessoas o que os expertos em marketing e agitadores políticos passam noites a fio tentando conquistar: adesão espontânea. O Espaço fez as pessoas se apropriarem de uma causa. Tudo isso que rolou, demonstrou que todos os freqüentadores da Coisa se sentem um pouquinho donos daquele lugar e que todo mundo se sentiu atingido com seu fechamento.
Mas tá aí, "A Coisa" tá aberta!
Graças a vocês! E a compreensão dos Órgãos Públicos, e da Prefeitura de Ribeirão Preto.
Amanhã tem Jazz na Coisa, normal.
Amanhã tem Jazz na Coisa, normal.
Vamos comemorar o presente que você deu à sua cidade.
Espaço "A Coisa"